PENSAMENTO DO DIA...

4 de setembro de 2009

AS DROGAS E O CORAÇÃO

Grande futebolista, amado pelo povo e querido pela família... internado na UTI em estado grave, sedado e entubado para poder respirar. Dependente, à anos, de cocaína, dizia estar livre do vício!!! esse ídolo de milhões chegou ao hospital com descompensação cardíaca, pneumonia dupla, necessitando de equipamentos e medicações fortíssimas para tentar recuperar o funcionamento do miocárdio, degenerado pelas drogas.

Diferente do dependente de cigarro, o viciado em a cocaína, maconha, extase e outras drogas sofre, quase que instantaneamente, dos seus efeitos graves. A cocaína provoca tem como efeitos diretos a perda do controle dos movimentos do corpo, prejuízo no raciocínio, reações tóxicas, muitas vezes letais para o coração, como as arritmias cardíacas (batimentos cardíacos anormais), enquanto o ópio e heroína atingem o sistema respiratório causando depressão respiratória fatal.

Voltando à cocaína, no coração temos outras complicações graves causada por ação direta: miocardite (inflamação do miocárdio, nome do músculo cardíaco), endocardite (inflamação do endocárdio, a pele interna do coração), edema agudo do pulmão (líquido nos pulmões) por perda de força de contração do miocárdio, tromboses nos vasos sanguíneos, por formação de coágulos, coração dilatado.

Vale ressaltar que isso tudo pode ocorrer mesmo em usuários iniciantes. Pessoas que já tenham doenças das artérias coronárias ou das artérias do cérebro, tem altíssimo risco de vida de infarto ou de derrame. A cocaína usada por grávidas causa problemas importante tanto na mãe como no feto. O uso do crack, pelo seu alto poder de absorção, tem elevado risco de derrame cerebral e de complicações cardíacas em qualquer idade. O uso injetável traz junto, o risco de infecção do coração por bactérias(endocardite infecciosa) e do organismo todo pelo HIV.

As lesões que acontecem no coração, são irreversíveis portanto não se recuperam com o abandono das drogas!

Observação: volto a alertar, não se esqueçam das bombas ilegalmente vendidas em algumas academias de aeróbica e musculação: os anabolizantes e termogênicos como o Xenadrine, Ripped fuel e outros que causam danos cardíacos muito graves.

Fonte: Nabil Ghorayeb - cardiologista e médico do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TV DROGAS TO FORA !

Watch live streaming video from drogastofora at livestream.com

CAIXINHA DE PROMESSAS